Home 9 FAQ 9 Saiba mais sobre a Endometriose

Saiba mais sobre a Endometriose

O mês de março, mês das águas que fecham o verão – tema de música de Tom Jobim – mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, também é marco de um importante evento para a saúde de milhões de mulheres. Todo ano desde 2014 ocorre a ENDOMARCHA – Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose, um evento idealizado por um médico americano com o objetivo de conscientizar a população sobre essa doença que acomete 176 milhões de mulheres no mundo todo.

 Tema de matéria do CERTA neste mês, a endometriose é um crescimento do tecido que cresce fora do útero. A endometriose pode ocorrer nos ovários, nas trompas de falópio, assim como no intestino ou até em outras áreas externas do útero.

Especialistas explicam que algumas mulheres com endometriose não apresentam sintomas; porém, muitas além de sentir dores fortes, encontram dificuldades para engravidar.

A endometriose pode ser tratada de várias formas: tratamentos hormonais, medicamentos, diferentes tipos de cirurgia (laparoscopia e histerectomia). No entanto, a única maneira de saber com certeza do diagnóstico da endometriose é através de um procedimento cirúrgico que detecta o tecido endometrial fora da cavidade uterina conforme mencionado no início da matéria.

A doença se desenvolve lentamente e pode ser desencadeada logo no início da idade reprodutiva, antes mesmo de a menina ter sua primeira relação sexual. Com isso o acompanhamento médico com sua ginecologista no período de seis em seis meses é fundamental.