Endoscopia Digestiva Alta

endoscopia

A palavra endoscopia significa “olhar para dentro do paciente” e é exatamente isso que acontece durante este procedimento. A endoscopia é um método diagnóstico invasivo no qual o médico especialista, que é chamado de endocrinologista, introduz um tubo de diâmetro bastante fino, de material flexível com uma lente e luz, através da cavidade oral, com o objetivo de visualizar a mucosa do esôfago, do duodeno e do estômago.

Todo o procedimento é realizado de forma padronizada, ao modo em que nenhuma informação passe despercebida.

Quando o paciente chega ao Certa Hospital Dia para realizar a endoscopia, uma enfermeira o leva até à sala de espera e oferece um medicamento para prevenir a formação de gases depois do procedimento e também para retirar a espuma que fica recobrindo o estômago. Isto é feito para facilitar a visualização na hora do exame. Todo o processo de endoscopia é realizado com o uso de sedativos, tanto na garganta com o uso de spray, como também na forma intravenosa para que o paciente relaxe e adormeça durante todo o exame.

Como é um procedimento que exige o uso de anestésicos, é necessária a presença de um médico especialista na área e de diversos equipamentos, seja para realizar o procedimento quanto para precaver-se de possíveis emergências.

Durante o procedimento, um objeto oco é colocado na boca do paciente e é através dele que o tubo será introduzido pela garganta para chegar às estruturas pretendidas. Para que o estômago seja visto de maneira adequada, é preciso que ele esteja repleto de ar, mas isso fica por conta do próprio aparelho que insufla o órgão com a quantidade adequada de ar para o exame. O exame dura cerca de apenas dez minutos.

Após realizado todo o procedimento, o paciente deve continuar no hospital até que os efeitos mais severos da medicação sejam aliviados. Para a realização deste exame é preciso levar um acompanhante, pois os reflexos e a coordenação do paciente ficam prejudicados. O indivíduo poderá se alimentar normalmente quando os efeitos do sedativo na garganta já tenham acabado.

 

Mais dúvidas?

Fale Conosco ou Ligue para: (11) 2548-6265