Para veteranos, talvez não seja lá muito complicado lidar com toda essa novidade. No entanto, se você é do time que ainda está aprendendo a dividir o espaço de casa com o trabalho, improvisando um escritório num cantinho do seu lar, certamente deve estar encontrando muitos desafios, não é mesmo?
Para ajudar você a manter a SAÚDE em dia, o Hospital CERTA preparou algumas dicas para você adotar nesse período de home office. Acompanhe!
FIQUE DE OLHO NA POSTURA
Manter uma boa postura enquanto trabalha em home office é um cuidado que merece atenção especial. Provavelmente, você deve passar horas sentado em frente ao computador, muitas vezes, numa cadeira inadequada ao seu biótipo. Por isso indicamos que você:
- Mantenha ombros e quadris alinhados e costas firmadas no encosto da cadeira;
- Apoie os pés no solo ou num descanso para pés;
- Deixe os joelhos discretamente abaixo do quadril;
- Regule o brilho e contraste da tela para a segurança de sua visão;
- Se a sua cadeira possuir braços reguláveis, ajuste-os na altura do cotovelo;
- Apoie os punhos e os mantenha numa posição neutra para que não dobrem.
Abra as janelas. É importante manter o ambiente ventilado, arejado e com boa incidência de luz. Além disso, ver o tempo lá fora ajuda você a acompanhar o passar das horas.
BEBA ÁGUA
Você provavelmente tem uma garrafinha sempre próxima a você em seu ambiente tradicional de trabalho, certo? Então, mantenha esse hábito em casa, deixando água fresca a mão. Beba pelo menos 2 litros por dia. Manter-se hidratado é fundamental!
ORGANIZE SUAS DEMANDAS
Calma, você não está só quando o assunto é produtividade. Executar o home office exige muita organização e pode ser difícil manter o foco que você estava acostumado a ter no escritório. Organize suas prioridades, anote as demandas e não se cobre tanto. Se necessário, converse com seu gestor para que juntos, consigam encontrar uma maneira mais efetiva de produzir mais e melhor
ALCULE SEU TEMPO EM FRENTE AO COMPUTADOR
Coloque um alarme para tocar a cada hora para que você consiga se lembrar de fazer uma pausa. Aproveite o momento para fazer um lanche rápido ou alongar-se. Fazer paradas curtas e frequentes faz bem para a circulação sanguínea, evita desconfortos musculares além de ajudar você a manter o foco. Bateu a preguiça de levantar? Não tem problema! É possível alongar-se sem sair da cadeira. Estique braços e pernas e respire prestando bastante atenção em seus movimentos. Essa técnica é infalível para devolver o fôlego necessário para dar continuidade ao trabalho.
NÃO DEIXE DE SE ALIMENTAR
Muita gente está sofrendo com jornadas longas trabalhando em home office.A dificuldade em se desconectar e manobrar os horários, além de prazos curtos de entrega são alguns pontos que colaboram para o problema. Mesmo assim, é de suma importância que você não pule refeições e tire uma hora para almoçar, como de costume. Nesse momento, coloque o computador para hibernar, afaste o celular e se desconecte de suas demandas de trabalho. Concentre-se na refeição e coma devagar, mastigando bem os alimentos. Se você é frequentemente interrompido no meio da refeição por colegas de trabalho, que tal marcar na agenda corporativa o seu intervalo? Esse método oferece mais ordem nas demandas, além de manter colegas e gestores por dentro de seus horários.
MENTE SÃ
Em tempos difíceis como agora, é normal que a ansiedade chegue sem avisar nos momentos mais inoportunos. Respiração encurtada, medo e impotência são alguns dos sinais. É importante manter-se informado, porém, uma overdose de notícias ruins deixa tudo ainda mais complicado.
Monitore seu tempo de exposição ao noticiário. Antes de dormir, leia um livro ou veja um filme leve para descansar a mente.
Se você medita, mantenha a prática. Se não, encontre algo que você realmente goste de fazer (e que seja possível para esse momento) como cuidar do jardim ou experimentar uma nova receita.