Blefaroplastia: a cirurgia de rejuvenescimento dos olhos
A blefaroplastia é um tipo de cirurgia plástica com inúmeros adeptos, principalmente pessoas com idade acima de 60 anos, proporcionando resultados estéticos, além de melhorar a qualidade de vida.
Trata-se de um procedimento estético que repara as pálpebras caídas e pode envolver a remoção do excesso de pele, músculos e gordura, que normalmente se acentuam com a idade.
Conforme as pessoas envelhecem, as pálpebras se esticam e os músculos que as sustentam enfraquecem. Como resultado, o excesso de gordura pode se acumular acima e abaixo das pálpebras, deixando as sobrancelhas caídas, pálpebras superiores caídas, além de bolsas sob os olhos.
Além do envelhecimento, fatores genéticos e ambientais também influenciam na formação de bolsas nas pálpebras e na flacidez da região.
Além de envelhecer a face e deixar com olhos cansados, a flacidez acentuada da pele ao redor dos olhos pode reduzir a visão lateral (visão periférica), especialmente as partes superior e externa do campo de visão.
Desse modo, a blefaroplastia pode reduzir ou eliminar esses problemas de visão e aprimorar a aparência, aumentando ou até mesmo devolvendo a autoestima de homens e mulheres que passam pelo procedimento, que passam a ter aparência mais jovem.
Por que fazer blefaroplastia?
A blefaroplastia costuma ser prescrita para pessoas que possuem pálpebras caídas ou flácidas que prejudiquem sua autoestima ou que impeçam a abertura completa dos olhos.
O procedimento consiste na remoção do excesso de tecido das pálpebras superiores.
Desse modo, tanto a blefaroplastia palpebral superior quanto a inferior podem fazer com que seus olhos pareçam mais jovens e menos cansados visualmente.
As principais aplicações para essa cirurgia incluem:
– Pálpebras superiores largas, flácidas ou caídas
– Excesso de pele das pálpebras superiores que interfira na visão periférica;
– Excesso de pele nas pálpebras inferiores;
– Bolsas sob seus olhos.
É comum que pacientes sejam submetidos à blefaroplastia ao mesmo tempo que outro procedimento, como lifting de sobrancelha, lifting da face ou resurfacing, por exemplo.
Quando o excesso de pele prejudica a visão, o procedimento pode ser feito com cobertura de convênio de saúde.
Como a blefaroplastia é feita?
A cirurgia geralmente é feita em ambiente ambulatorial. Após a administração de anestesia nas pálpebras, o cirurgião provavelmente trabalhará primeiro nas pálpebras superiores.
Faz-se uma incisão ao longo da dobra da pálpebra, remove-se o excesso de pele, músculos e possivelmente gordura em excesso e então fecha o corte.
Na pálpebra inferior, o corte é feito logo abaixo dos cílios ou dentro da pálpebra inferior. O profissional remove ou redistribui o excesso de gordura, músculos e flacidez da pele e então fecha o corte.
Se a pálpebra superior cair perto da pupila, o cirurgião pode fazer a blefaroplastia com um procedimento chamado ptose palpebral, que fornece suporte adicional ao músculo da sobrancelha.
Não havendo nenhuma complicação, normalmente o paciente tem alta no mesmo dia do procedimento.
Possíveis efeitos colaterais
Assim como todo procedimento cirúrgico, esse também contém possíveis efeitos colaterais, mas que são passageiros. São eles:
- Visão turva devido à pomada lubrificante aplicada nos olhos;
- Olhos lacrimejantes;
- Sensibilidade à luz;
- Visão dupla;
- Pálpebras inchadas e dormentes;
- Inchaço e hematomas;
- Dor ou desconforto.
Alguns cuidados que seu médico pode prescrever após o procedimento para diminuir ou eliminar o desconforto são:
- Usar compressas de gelo nos olhos por 10 minutos a cada hora durante a noite após a cirurgia;
- Limpar suavemente as pálpebras e use colírios ou pomadas prescritos;
- Evitar fazer esforço e levantar pesos por cerca de uma semana;
- Evitar atividades extenuantes, como aeróbica e corrida, por cerca de uma semana;
- Evitar fumar;
- Evitar esfregar os olhos;
- Se você usa lentes de contato, não as coloque por cerca de duas semanas após a cirurgia;
- Usar óculos escuros para proteger a pele das pálpebras do sol e do vento;
- Durma com a cabeça erguida acima do peito por alguns dias;
- Aplique compressas frias para reduzir o inchaço;
- Após alguns dias, volte ao consultório médico para a retirada dos pontos, se necessário.
Blefaroplastia riscos
De modo geral, não há contraindicação para esse procedimento. No entanto, quando o paciente possui risco cirúrgico, o cirurgião pode preferir evitar.
No entanto, ainda assim é possível fazer uma cirurgia menos invasiva, com anestesia local.
O risco mais comum, mas, ainda assim, raro, é o sangramento na região operada. Isso tende a ser mais comum em pacientes hipertensos (com pressão alta).
É importante ressaltar que antes de passar pela cirurgia, o paciente que for portador de doenças crônicas como diabetes e hipertensão deve relatar ao médico, já que essas condições precisam estar controladas antes da cirurgia.
Por fim, gestantes não devem se submeter à cirurgia.
Benefícios da blefaroplastia
Na maioria das vezes, os pacientes recorrem a esse procedimento por questões estéticas, afinal, conforme a idade avança, a pele palpebral torna-se mais flácida e caída.
Desse modo, essa cirurgia proporciona um dos principais benefícios: o aumento da autoestima.
No entanto, existem outras vantagens de passar por essa cirurgia, como a alteração do músculo elevador.
Isso quer dizer que por causa do excesso de pele nos olhos, aumenta-se o peso das pálpebras e, consequentemente, pode-se prejudicar as córneas. Com a cirurgia, o profissional consegue reduzir o peso e o paciente passa por uma melhora no funcionamento ocular de modo geral, preservando sobretudo a córnea.
Outro benefício muito importante associado ao procedimento é a redução de astigmatismo. Essa condição ocorre devido à curvatura da córnea. Como se trata de um problema refrativo, a blefaroplastia pode minimizar essa condição e melhorar a visão do paciente.
É importante salientar que muitos pacientes mantêm os resultados pelo resto da vida, enquanto outros têm suas pálpebras caídas novamente após determinado período.
Infelizmente não há como prever isso, já que cada organismo se comporta de uma maneira.
Mas não se esqueça que todo procedimento cirúrgico requer cuidado e qualificação profissional, sobretudo por se tratar de uma região tão delicada como a ocular.
No Hospital Certa, nossos profissionais estão preparados e aptos a atender os diferentes casos que requerem blefaroplastia, de acordo com a necessidade de cada paciente, além de contarmos com a infraestrutura indicada para o procedimento! Contate-nos e saiba mais sobre o procedimento.
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4605 - Jardim Paulista - São Paulo – SP
Telefone: (11) 2548-6265 / (11) 3372-4570
E-mail: certa@hospitalcerta.com.br
Assessoria de Imprensa: Analítica, Amaral & Associados Comunicação LTDA - Contato: 2579-5520