fbpx

Bucomaxilofacial

O especialista bucomaxilofacial é responsável por conduzir e realizar diagnósticos e tratamentos relacionados a doenças, lesões e anomalias no aparelho mastigatório, bem como na estrutura crânio-facial.

Esta é a área que mais interliga a medicina à odontologia, uma vez que o profissional deve dominar conhecimentos amplos nos dois segmentos.

Desse modo, os pacientes que apresentam distúrbios e patologias na região bucal e facial e precisam de intervenção cirúrgica, devem recorrer ao cirurgião com esta especialidade.

Atribuições do cirurgião bucomaxilofacial

Como mencionado, os cirurgiões bucomaxilofaciais são especialistas no diagnóstico e tratamento de uma ampla gama de doenças que afetam o complexo facial e o esqueleto, incluindo a mandíbula e a cavidade oral.

O treinamento contemporâneo em medicina e odontologia permite que os cirurgiões bucomaxilofaciais tratem condições que requerem especialização em ambos os campos. 

Isso inclui uma variedade de problemas cirúrgicos orais, relacionados à mandíbula, desproporção facial congênita, trauma facial, câncer oral, doença das glândulas salivares, distúrbios da articulação temporomandibular e várias patologias benignas (por exemplo, cistos e tumores mandibulares).

Em muitos casos, os cirurgiões bucomaxilofaciais trabalham em colaboração com outros especialistas, como ortodontistas, cirurgiões de ouvido, nariz e garganta, cirurgiões plásticos e reconstrutivos e oncologistas como parte de equipes multidisciplinares para otimizar o tratamento das principais condições e doenças da boca, faces e mandíbulas.

Quais condições tratadas por um cirurgião bucomaxilofacial?

Os cirurgiões bucomaxilofaciais usam sua experiência para lidar com procedimentos moderadamente invasivos nas cavidades orais. Dentre as principais condições tratadas por essa especialidade, podemos citar:

Implantes dentários

Os cirurgiões podem remover os dentes e substituí-los por opções sintéticas, como próteses. 

Esses implantes permanecem em sua mandíbula permanentemente, atuando como um dente substituto. Trata-se de uma intervenção capaz de proporcionar benefícios para a saúde e para a autoestima.

Cirurgia Reconstrutiva ou Reparadora

Também está no escopo dessa especialidade raspar ossos, reajustar as articulações ou até mesmo ajudar a reconstruir os alvéolos quebrados. 

Ou seja, quando o rosto ou mandíbula do paciente estiverem quebrados ou desalinhados, o profissional irá consertá-los e reduzir o desconforto.

Fissura labial ou palatina

Alguns defeitos congênitos podem causar fenda labial e palatina. Essa condição pode ter efeitos cosméticos e para a saúde de uma pessoa pelo resto da vida. Os cirurgiões bucomaxilofaciais podem ajudar a reparar esse tipo de defeito de nascença por meio de cirurgia.

Quando procurar um cirurgião bucomaxilofacial

Existem alguns motivos que justificam a procura por um especialista. Dentre os motivos mais comuns, temos:

Problemas esqueléticos

A maioria dos cirurgiões bucomaxilofaciais trabalha pelo menos em parte para ajudar a corrigir problemas esqueléticos, como mandíbulas desalinhadas. 

Desse modo, esta é a especialidade que poderá te ajudar, caso você tenha dor crônica na articulação temporomandibular, conhecida como ATM.

De modo geral, o procedimento para tratamento de ATM consiste em um tratamento responsável por reparar, reposicionar, substituir ou remover peças de uma articulação, que geralmente envolve o disco articular que amortece a articulação da mandíbula.

Durante o tratamento, faz-se uma incisão na pele para expor a articulação da mandíbula. Em seguida, o cirurgião poderá reparar, reposicionar ou substituir o disco por seu próprio tecido ou por um disco artificial (isso acontece, por exemplo, quando o movimento da articulação da mandíbula não pode ser recuperado porque o disco mudou muito ou a articulação quebrou). 

Além disso, o tecido cicatricial ou crescimento ósseo na articulação da mandíbula também podem ser removidos.

Câncer facial, oral ou cervical

Os cânceres da face, pescoço e mandíbula são frequentemente removidos por cirurgiões bucomaxilofaciais. 

Esses especialistas têm treinamento para remover o tumor sem danificar os nervos delicados que percorrem a região.

Além disso, o profissional tem habilitação e capacitação para realizar biópsia.

Cirurgia reconstrutiva

Outra atuação comum entre os profissionais dessa especialidade é a correção óssea de pessoas que passaram por traumas, como em casos de acidentes ou agressões, por exemplo. 

Recorre-se a este tratamento quando o paciente tem aplicação para tratamento cirúrgico com o objetivo de reparar defeitos de tecidos moles e/ou duros da mandíbula, face e estruturas contíguas, incluindo redução, revisão, aumento, enxerto e implantação para a correção ou substituição de estruturas defeituosas para auxiliar na restauração da função para o paciente comprometido.

Desse modo, o profissional poderá reparar maxilares, maçãs do rosto e dentes quebrados, além de poder realizar implantes dentários para substituir os dentes que foram totalmente perdidos.

Cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática, também conhecida como cirurgia da mandíbula, tem como objetivo corrigir as irregularidades e malformações dos ossos da mandíbula, realinhando o osso mandibular e os dentes para melhorar o funcionamento ou a aparência e simetria facial. 

A cirurgia da mandíbula pode ser uma opção corretiva quando o paciente tem problemas na mandíbula que não podem ser resolvidos apenas com a ortodontia, como aparelhos. 

Normalmente recorre-se à cirurgia ortognática com as seguintes finalidades:

      • Melhorar e alinhar a mordida e mastigação;
      • Corrigir problemas de deglutição ou fala;
      • Minimizar o desgaste excessivo e a quebra dos dentes;
      • Problemas de ajuste correto da mordida ou fechamento da mandíbula, como quando os molares se tocam, mas os dentes da frente não se tocam (mordida aberta);
      • Corrigir o desequilíbrio facial (assimetria), como queixos pequenos, mordida cruzada superior, mordida cruzada inferior etc.;
      • Melhorar a capacidade dos lábios de se fecharem total e confortavelmente;
      • Aliviar a dor causada por distúrbio da articulação temporomandibular (ATM) e outros problemas da mandíbula;
      • Reparar lesões faciais ou defeitos congênitos;
      • Fornecer alívio para a apneia obstrutiva do sono.

Aqui no CERTA nós contamos com uma equipe altamente qualificada e profissionais especializados para realizar os procedimentos diagnósticos e corretivos com o máximo de eficiência possível. Além disso, dispomos de equipamento moderno. 

O Certa é um hospital referência em tratamentos com especialistas bucomaxilofaciais.

Saiba mais sobre os procedimentos realizados no Certa.