Dor na ATM? Conheça as causas da DTM e seus tratamentos
Pessoas que relatam dor na ATM com certa frequência precisam averiguar a situação, pois o desconforto e a dor que ocorrem no movimento de abrir e fechar a boca podem prejudicar a alimentação, a fala e demais atividades do dia a dia, além de ocasionar episódios como dores de cabeça.
A causa mais comumente associada a esse desconforto é a Disfunção Temporomandibular (DTM). Essa condição pode resultar em outros sintomas adjacentes além de prejudicar a qualidade de vida dos pacientes.
Compilamos neste post tudo o que você precisa saber sobre dor na ATM, as principais causas e tratamentos. Continue lendo e tire suas dúvidas!
Entenda o que é ATM
Para entender quais complicações e tratamentos existem para driblar as condições relacionadas à ATM, é importante entender como ela funciona e seu papel na face.
A articulação temporomandibular (ATM) atua como uma “dobradiça” que desliza durante o movimento de abrir e fechar a boca, conectando o osso da mandíbula à têmpora.
Desse modo, a ATM é fundamental para executar movimentos como o de falar e mastigar, por exemplo.
Cada lado da mandíbula possui uma articulação. Quando há alguma complicação, o indivíduo pode sentir dor na articulação da mandíbula e nos músculos que controlam o movimento.
A ATM é composta por músculos, vasos sanguíneos, nervos e ossos. Os músculos envolvidos na mastigação também ajudam no movimento de abrir e fechar a boca.
A mandíbula propriamente dita, controlada pela ATM, tem dois movimentos: rotação e translação, que são “acionados” ao movimentar a boca.
Ao colocar os dedos bem à frente das orelhas e abrir a boca, poderá sentir a articulação e seu movimento.
Quando você abre a boca, as extremidades arredondadas da mandíbula inferior (côndilos) deslizam ao longo da cavidade articular do osso temporal.
Os côndilos voltam à posição original quando a boca se fecha. Para manter esse movimento suave, um disco mole de cartilagem fica entre o côndilo e o osso temporal.
Este disco absorve choque na articulação temporomandibular da mastigação e outros movimentos. Mastigar cria uma grande força e, desse modo, esse disco distribui as forças da mastigação por todo o espaço de articulação.
Principais causas de desconforto e dor na ATM
Pessoas que sofrem com dores na ATM frequentemente sofrem com DTM (Disfunções Temporomandibulares).
Esse desconforto pode ser devido a uma combinação de fatores, como genética, artrite ou lesão na mandíbula.
Algumas pessoas que têm dor na mandíbula também tendem a cerrar ou ranger os dentes (bruxismo), ainda que muitas pessoas que tenham bruxismo não desenvolvam problemas na ATM.
Na maioria dos casos, a dor e o desconforto associados aos distúrbios da ATM são temporários e podem ser aliviados com cuidados específicos ou tratamentos não cirúrgicos.
Outros sintomas que a ATM pode causar são dor no ouvido, dor de cabeça, desconforto na face, vertigem, problemas ao abrir a boca e dor no pescoço.
De modo geral, as principais causas associadas a dores na ATM são:
- Bruxismo;
- Traumas na região facial em ossos como maxilar, mandíbula, têmpora ou no pescoço;
- Artrite;
- Problemas de mastigação como mordida cruzada, por exemplo;
- Roer unhas/cutículas;
- Disfunção temporomandibular (DTM).
O que é Disfunção Temporomandibular (DTM)?
Pacientes que possuem DTM costumam relatar com certa frequência episódios de dor na ATM.
A Disfunção Temporomandibular, por sua vez, tem 3 categorias: muscular, articular e mista.
Entenda um pouco mais sobre cada uma delas:
DTM Muscular
A DTM muscular tem como principais características o tensionamento dos músculos envolvidos na mastigação.
Existem diferentes causas que fazem esses músculos funcionarem de forma inadequada.
A falta de alguns nutrientes no organismo, por exemplo, leva ao desgaste do músculo, o que pode resultar em dor e desconforto na ATM. Lesões musculares na região também resultam em dor.
Há, ainda, outro fator a se considerar: a saúde mental. Isso se deve ao fato de que pessoas que passam por mais estresse e tensão tendem a contrair os músculos faciais com mais frequência, o que pode resultar em dores na ATM.
DTM Articular
No caso da DTM articular, o tensionamento não ocorre no músculo, mas sim na articulação em si.
Alguns fatores que levam a isso incluem traumas na região orofacial, doenças ósseas degenerativas e desgaste.
Um sintoma comum de DTM articular são os estalos que podem ocorrer durante o movimento de abrir a boca.
DTM Mista
Já a DTM mista abrange o tensionamento articular e muscular. Quando isso ocorre, o profissional deverá conduzir o tratamento considerando a anatomia articulatória e muscular.
Desse modo, é fundamental fazer o diagnóstico corretamente, já que o sucesso do tratamento está diretamente relacionado à causa da complicação.
Diagnóstico e tratamentos para DTM
A prescrição do melhor tratamento começa pelo diagnóstico correto.
Seu médico ou dentista irá avaliar seus sintomas e examinará sua mandíbula. Durante o exame físico, ele poderá, por exemplo, ouvir e sentir sua mandíbula ao abrir e fechar a boca; observar a amplitude de movimento em sua mandíbula; pressionar as áreas ao redor de sua mandíbula para identificar locais de dor ou desconforto.
Para confirmar o diagnóstico, o paciente poderá ter que passar por exames como Raio-X dental; tomografia computadorizada para fornecer imagens detalhadas dos ossos articulatórios; ressonância magnética para revelar problemas com o disco da articulação ou tecidos moles circundantes.
A artroscopia da ATM também pode ser usada no diagnóstico. Durante esse tipo de exame, o profissional irá inserir um pequeno tubo fino (cânula) no espaço articular e uma pequena câmera (artroscópio) é inserida para visualizar a área e ajudar a determinar o diagnóstico.
Quando um paciente passa por um episódio esporádico de dor na ATM, em decorrência de alguma situação pontual como dormir de mau jeito, por exemplo, o tratamento medicamentoso pode ser suficiente para reverter a situação.
Por outro lado, quando se trata de DTM, os tratamentos deverão levar em conta o motivo da complicação.
Existem opções mais conservadoras como placas de mordida, fisioterapia e exercícios, até alguns um pouco mais invasivos, como a cirurgia de bucomaxilo.
A cirurgia é normalmente o último recurso, mas apresenta resultados altamente satisfatórios – desde manejados por profissionais qualificados.
No Hospital Certa disponibilizamos os mais modernos tratamentos para tratamentos de DTM e outras condições relacionadas à ATM, além de profissionais qualificados na condução de diagnósticos e tratamentos.
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4605 - Jardim Paulista - São Paulo – SP
Telefone: (11) 2548-6265 / (11) 3372-4570
E-mail: certa@hospitalcerta.com.br
Assessoria de Imprensa: Analítica, Amaral & Associados Comunicação LTDA - Contato: 2579-5520