Home 9 Especialidades 9 Urologia

Urologia

Você sabia que todo urologista é um cirurgião? Exatamente, nós urologistas temos por base a formação em cirurgia, mesmo aqueles que não se dedicam a realizar procedimentos cirúrgicos. 

Dentre os procedimentos cirúrgicos urológicos, encontra-se uma grande variedade desde o porte destes até mesmo a modalidade em que podem ser empregados. Uma das cirurgias que mais se popularizou nos últimos anos é a cirurgia robótica, e a Urologia é a especialidade que mais realiza procedimentos robóticos no Brasil e no mundo, isso mesmo! Com destaque para a cirurgia voltada para o tratamento do câncer de próstataprostatectomia radical. 

E não pára por aí! Nós urologistas, assim como nossos colegas endoscopistas, realizamos procedimentos endoscópicos. O grande exemplo de cirurgias endoscópicas são aquelas realizadas para tratamento de cálculos urinários. Além disso, realizamos procedimentos microscópicos e outros bastante conhecidos por todos, tais como a cirurgia de fimose (postectomia) e a vasectomia.

E por último, todo urologista também deve ser um excelente clínico! Nós cuidamos da saúde do homem como um todo. A questão sexual é algo crescente nos dias atuais. Nós caminhamos para um momento em que, assim como ocorre com a saúde da mulher, nós homens entendemos que saúde sexual não começa na doença, mas muito antes disso. Hoje, a preocupação com doenças sexualmente transmissíveis, ou outras disfunções antes negligenciadas tais como relacionadas a ejaculação, ao orgasmo ou mesmo desejo sexual masculino têm despertado o interesse na busca pelo cuidado da saúde do homem cada vez mais cedo. Isto pode ocorrer por interesse próprio independente da faixa etária, ou pelos pais que começam a entender que prevenção e autoconhecimento são fundamentais. 

Mas não se confunda – o urologista não cuida apenas dos homens! Antes de sermos responsáveis pela saúde masculina, somos aqueles que se dedicam ao cuidado do aparelho urinário, que no caso as mulheres também têm. Vale lembrar do exemplo dos cálculos urinários que acometem homens e mulheres igualmente, além de outras questões que não são incomuns dentre as mulheres (incontinência urinária e outras disfunções miccionais). 

Bem, acho que deu para você ter uma ideia sobre a Urologia, mas há muito mais tal como infertilidade masculina, deficiência de testosterona, urologia pediátrica, o cuidado ao paciente com necessidade de transplante renal etc. Obviamente sou suspeito, mas por isso considero a Urologia uma das áreas mais completas da medicina, e para mim fascinante!

Agende uma consulta

A consulta com o especialista é fundamental.