fbpx

Biópsia de Coluna

O que é a biópsia de Coluna?

 

A biópsia de coluna, também conhecida como biópsia vertebral ou biópsia espinhal, é um procedimento médico realizado para obter uma amostra de tecido da coluna vertebral para análise laboratorial. Geralmente, a biópsia de coluna é realizada para diagnosticar doenças que afetam a coluna vertebral, como tumores, infecções ou doenças inflamatórias.

Durante o procedimento, o paciente é posicionado de forma adequada e anestesiado para minimizar o desconforto. Em seguida, um médico especializado insere uma agulha ou um instrumento cirúrgico na coluna vertebral para obter a amostra de tecido. A agulha pode ser guiada por meio de técnicas de imagem, como radiografias, fluoroscopia, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM), para garantir que a amostra seja retirada do local correto.

Esse procedimento relativamente invasivo e, como qualquer procedimento médico, pode apresentar riscos e complicações potenciais, como sangramento, infecção, lesão nervosa ou reação alérgica à anestesia. No entanto, é considerada segura quando realizada por profissionais experientes e em um ambiente adequado.