fbpx

Biópsia de Próstata

A biópsia de próstata é um exame que te causa medo? Nós vamos te explicar mais detalhes sobre o que é esse exame, quando ele é indicado e outros fatores.

De modo que, você possa ter informação de qualidade para combater o medo de fazer a biópsia. Garantindo que o tratamento adequado será conduzido em tempo hábil, para que sua saúde seja preservada.

Para que serve e quando é indicado fazer biópsia de próstata?

Trata-se de um procedimento realizado para identificar um possível câncer de próstata.

Geralmente é feita uma análise por parte do médico urologista, que fará o toque retal e PSA antes de recomendar a biópsia.

Outros exames podem ser pedidos, como a ressonância da próstata, que é um exame menos invasivo e pode ser requerido em caso de PSA alterado.

Ao observar alterações nos exames menos invasivos, o médico pode indicar o procedimento de biópsia para que possa ter mais informações sobre a saúde de seu paciente.

Garantindo que o diagnóstico seja mais assertivo para que o eventual tratamento possa ser iniciado o quanto antes.

O que é biópsia com fusão de imagem?

Muitas vezes os pacientes fazem ressonância e existe uma área alterada diagnosticada no exame. É possível nesses casos, carregar a ressonância em equipamentos de ultrassom com essa capacidade, para que digitalmente possa ser feita uma sobreposição da ressonância e do ultrassom.

Dessa forma, é possível fazer uma biópsia direcionada para as áreas que demonstram alterações nos exames.

O que é importante para ter um resultado mais preciso sobre a área que levantou suspeita dos especialistas.

O que é a biópsia em si?

O procedimento da biópsia de próstata pode ser feito de 2 formas. É possível fazê-lo por meio transretal ou transperineal.

  •  Em caso do transretal, a biópsia é feita pelo reto com uma agulha, que fará a coleta do material na área a ser examinada.
  •  No caso perineal o ultrassom é pelo reto e a agulha entra pelo períneo. Para que seja possível recolher os fragmentos que serão analisados no exame.

Por isso, em ambos os casos o procedimento costuma ser feito com sedação, o paciente precisa ficar entre 30 minutos e 2 horas em observação após o procedimento.

Além disso, é importante passar o restante do dia em repouso. O uso de antibiótico é recomendado para o procedimento e em alguns casos, para o uso após a biópsia dependendo da análise de seu médico. Após a biópsia é possível notar um pouquinho de sangue na urina, fezes ou sêmen.  

Sempre a biópsia positiva causará tratamento cirúrgico?

Não necessariamente! Depende do tipo e do número de fragmentos do tumor encontrado. 

Qual a diferença entre câncer de próstata e aumento benigno da próstata?

A hiperplasia prostática benigna é um aumento que não quer dizer que tem câncer. Ou seja, só a próstata aumentada não significa que seja necessário ser submetido a uma biópsia.

É possível ter aumento benigno de próstata e não ter câncer. Assim como, é possível ter câncer sem aumento da próstata.

Por isso, o ideal é sempre visitar seu médico de confiança e manter todos os seus exames em dia, para um diagnóstico precoce de qualquer tipo de alteração.

A embolização da próstata trata o câncer de próstata?

Não! O método é somente para aqueles pacientes que apresentam próstata aumentada benigna. E não é indicado para o tratamento de câncer de próstata.

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4605 - Jardim Paulista - São Paulo – SP

Telefone: (11) 2548-6265 / (11) 3372-4570

Whatsapp: (11) – 98827-7888 

E-mail: [email protected]

Assessoria de Imprensa: Analítica, Amaral & Associados Comunicação LTDA - Contato: 2579-5520