Histeroscopia Diagnóstica com Biópsia e Sedação
A histeroscopia diagnóstica com biópsia e sedação é um procedimento médico realizado para avaliar e diagnosticar condições do útero através da histeroscopia, que é a visualização do interior da cavidade uterina com um instrumento chamado histeroscópio. Nesse procedimento, é administrada sedação para proporcionar maior conforto ao paciente durante o exame.
O histeroscópio é um tubo fino e flexível com uma câmera na extremidade que permite ao médico visualizar as paredes internas do útero em um monitor. A histeroscopia diagnóstica é usada para investigar uma variedade de problemas ginecológicos, como sangramento uterino anormal, pólipos, miomas, aderências uterinas, malformações uterinas e outros distúrbios do útero.
Antes do início da histeroscopia, o paciente recebe sedação para ajudar a relaxar e reduzir o desconforto durante o procedimento. A sedação pode variar de uma leve sedação consciente, na qual o paciente está relaxado e sonolento, mas ainda pode responder a comandos, até uma sedação mais profunda em que o paciente pode dormir durante o procedimento.
Durante a histeroscopia diagnóstica, o histeroscópio é inserido no útero através da vagina e do colo do útero. O médico examina a cavidade uterina e procura por anormalidades. Se uma suspeita de condição ou alteração é encontrada, o médico pode realizar biópsias endometriais. As biópsias são procedimentos nos quais pequenas amostras de tecido do revestimento uterino (endométrio) são retiradas para análise laboratorial. Essas biópsias podem ajudar a confirmar o diagnóstico de certas condições, como hiperplasia endometrial, carcinoma endometrial ou outras alterações do tecido uterino.
A histeroscopia diagnóstica com biópsia e sedação é considerada um procedimento seguro, e a maioria das pacientes pode retornar para casa no mesmo dia da realização. É importante seguir as orientações do médico antes e depois do procedimento, bem como compartilhar quaisquer condições médicas ou medicamentos que esteja tomando para garantir a segurança e o sucesso do procedimento.
Após a conclusão do exame e a análise das biópsias, o médico discutirá os resultados com o paciente e, se necessário, recomendará tratamentos adicionais, dependendo do diagnóstico.
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4605 - Jardim Paulista - São Paulo – SP
Telefone: (11) 2548-6265 / (11) 3372-4570
Assessoria de Imprensa: Analítica, Amaral & Associados Comunicação LTDA - Contato: 2579-5520