fbpx

Embolização de Próstata

A embolização de próstata é o tratamento mais recomendado para a Hiperplastia prostática.

A Hiperplasia Prostática Benigna trata-se de doença benigna de alta prevalência, ou seja, acomete mais de 50% dos homens acima de 70 anos de idade e tem como fatores de risco principais: a idade avançada e o principal hormônio sexual masculino. Durante a vida de um homem, estima-se que ele tenha 30% de chance de necessitar tratar clinicamente os sintomas decorrentes do aumento prostático e 10% de chance de ter que se submeter à cirurgia.

Quais são os sintomas relacionados a Hiperplasia Prostática Benigna?

Os sintomas provocados pela HPB podem comprometer significativamente a qualidade de vida do homem que sofre dessa doença e, por conseguinte, dos familiares que convivem com ele. Dentre os principais sintomas urinários relacionados a HPB destacam-se:

  • Jato urinário fraco.
  • Demora e dificuldade para urinar.
  • Esforço miccional (esforço para iniciar a excreção da urina).
  • Interrupção da micção (o jato interrompe antes de acabar a urina).
  • Aumento da quantidade de vezes que o homem vai urinar – sobretudo a noite (levanta várias vezes a noite para urinar).
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga (após acabar de urinar ainda fica com a sensação que tem urina na bexiga).
  • Urgência para urinar (quando dá vontade de urinar precisa sair correndo pois há sensação que irá urinar nas calças).
  • Existem ainda outros sintomas menos frequentes.

Quais são os tratamentos que existem para a Hiperplasia Prostática Benigna?

De uma maneira resumida, podemos dividir os tratamentos da HPB em medicamentoso e cirúrgico:

Tratamento medicamentoso

É utilizado para 80% dos homens que sofrem de HPB. Consiste na ingestão de comprimidos, alfa-bloqueador (bloqueiam o efeito adrenérgico na próstata, relaxando a musculatura lisa e melhorando os sintomas – a melhora deve ser sentida imediatamente a introdução da medicação) e/ou o inibidor da enzima 5-alfa-redutase (reduz o efeito do hormônio masculino sobre a próstata promovendo redução do tamanho da próstata e melhora dos sintomas – a melhora só acontece com o uso crônico da medicação, cerca de 6 meses após a sua introdução).

Tratamento cirúrgico

É utilizado para 20% dos homens que têm sintomas decorrentes da HPB. Justamente naqueles pacientes em que a medicação não atingiu o efeito desejado ou outros que possuem complicações decorrentes da HPB. Para próstatas de até 90 gramas (ou 90 cm3), o tratamento cirúrgico pode ser feito por via uretral quando são utilizados o Laser ou a Ressecção Transuretral da Próstata (RTU), tendo como objetivo a ressecção (“raspagem”) parcial do “miolo” da próstata. Para próstatas maiores que 90 gramas (ou 90 cm3), o tratamento cirúrgico, convencionalmente, é realizado através da retirada da próstata por via abdominal, ou seja, através de um corte na parte inferior da barriga, é a chamada Prostatectomia Transvesival (PTV).

O que é Embolização da Próstata ou Embolização das Artérias Prostáticas ou EAP?

A embolização das artérias prostáticas (EAP) é um procedimento minimamente invasivo (menos invasivo do que qualquer cirurgia) que tem como objetivo induzir, propositalmente, a interrupção do fluxo sanguíneo para a próstata, fazendo com que ela diminua de tamanho e melhore total ou parcialmente os sintomas decorrentes da HPB (também conhecido como “prostatismo”). Este procedimento foi realizado pela primeira vez em 2008, aqui no Brasil e sua eficácia já pôde ser comprovada através de diversos estudos clínicos realizados no Brasil e em todo mundo.

Como é feita a Embolização de Próstata?

A Embolização é realizada por meio de cateterismo da artéria femoral (punção com agulha de um vaso sanguíneo localizado na virilha). Através do qual é introduzido um microcateter (minúsculo tubo flexível de 2 milímetros de diâmetro) sob orientação de um aparelho de raio X, identificam-se as artérias que irrigam a próstata e injeta-se as microesferas (agentes embolizantes – pequeníssimos pedaços de materiais feitos de resina acrílica, inofensiva ao organismo que possuem tamanho de grãos de areia) na circulação arterial da próstata.

A consequência que se espera após a injeção desse material na circulação da próstata é que haja uma interrupção do fluxo sanguíneo arterial da próstata, promovendo o encolhimento da próstata e a melhora dos sintomas.

A melhora dos sintomas é esperada em mais de 80% dos pacientes que realização a EAP.

Que tipo de anestesia é realizada?

A Embolização de próstata é feita com anestesia local e/ou sedação. Não há necessidade de anestesia nas costas (raquianestesia ou peridural) ou intubação orotraqueal – anestesia geral).

Quanto tempo eu fico internado?

A Embolização de próstata é realizada em regime de Hospital Dia, ou seja, o paciente vai para casa poucas horas após o término do procedimento.

O procedimento dói?

Pouca dor é relatada após a Embolização de próstata. Porém, pode haver necessidade de utilizar analgésicos como Dipirona e Paracetamol e/ou Anti-inflamatórios não-hormonais, como Cetoprofeno. O principal sintoma que incomoda o paciente após a embolização é a uretrite (ardor na uretra).

Além da dor, quais são os outros sintomas que posso ter após a Embolização de Próstata?

Os principais efeitos adversos que já foram relatados após a embolização de próstata, são:

  1. Hematúria – sangramento na urina.
  2. Hematoquezia – sangramento nas fezes.
  3. Hematoespermia – sangramento no esperma.
  4. Infecção urinária.
  5. Diarréria.

Terei que usar algum remédio para a próstata após a Embolização de Próstata?

Sim, somente durante os primeiros 15 dias após a embolização. Depois, não haverá necessidade de tomar medicação específica para a próstata.

Há risco de impotência sexual se eu fizer a Embolização de Próstata?

Não há risco de impotência sexual após a embolização de próstata. Isso já está comprovado através de inúmeros estudos.

Tenho próstata pequena (entre 50 e 90 gramas), a Embolização de Próstata é uma boa alternativa para mim?

Sim, o tamanho da próstata não é uma restrição à embolização de próstata. Próstatas grandes e pequenas podem ser embolizadas.

Tenho próstata grande (maior que 90 gramas), a Embolização de Próstata é uma boa alternativa para mim?

Sim, o tamanho da próstata não é uma restrição à embolização de próstata. Próstatas grandes e pequenas podem ser embolizadas.

Tenho próstata muito grande (maior que 200 gramas), a Embolização de Próstata é uma boa alternativa para mim?

Sim, o tamanho da próstata não é uma restrição à embolização de próstata. Próstatas grandes, pequenas e até super próstatas podem ser embolizadas.

Meu médico urologista indicou cirurgia (Laser, RTU ou cirurgia aberta) para melhorar meus sintomas de “prostatismo” (HPB), mas meu cardiologista contraindicou a cirurgia devido ao meu alto risco cirúrgico. A Embolização de Próstata é uma boa alternativa para mim?

Sim, a Embolização de próstata está indica como alternativa para pacientes que possuem alto risco a cirurgia convencional, justamente por ser um procedimento minimamente invasivo.

Estou tomando anticoagulante por indicação médica e não posso parar, mas preciso operar da próstata. A Embolização de Próstata é um bom tratamento para mim?

Sim, a embolização de próstata está indicada para o seu caso, pois durante e após a embolização há risco mínimo de sangramento, muito menor que a cirurgia convencional. Converse com seu médico para saber mais detalhes.

Sofri um infarto do coração, tive que colocar dois stents nas minhas artérias coronárias e, por esse motivo, estou fazendo uso de dupla antiagregação plaquetária. Meu urologista disse-me que preciso fazer uma cirurgia de próstata para melhorar meus sintomas, mas não poderei suspender essa medicação até o final do primeiro ano após o infarto. A Embolização de Próstata é um bom tratamento para mim?

Sim, a embolização de próstata está indicada para o seu caso, pois durante e após a embolização há risco mínimo de sangramento, muito menor que a cirurgia convencional. Que poderá ser levado a quase zero caso usemos um selador de punção arterial. Converse com seu médico para saber mais detalhes.

Se eu fizer a Embolização de Próstata e por algum motivo não funcionar (não melhorar dos sintomas), eu estarei impedido de realizar algum outro procedimento convencional (Laser, RTU, cirurgia aberta) da próstata?

Não, a embolização de próstata não impede e nem prejudica a condição da próstata após o procedimento, caso haja necessidade de uma cirurgia posteriormente. Pelo contrário, a desvascularização da próstata provocada pela embolização ajudará o cirurgião na cirurgia futura, pois haverá menos sangramento durante o procedimento cirúrgico do que o habitual.

A Embolização de Próstata pode ser repetida?

Sim, caso você tenha sido submetido a embolização de próstata, tenha melhorado dos sintomas durante algum tempo (2 a 4 anos) e depois voltou a ter sintoma novamente. Você poderá optar por realizar nova embolização de próstata para tratar os sintomas.

Quantos dias devo ficar afastada do trabalho?

Usualmente recomendamos que fique sem dirigir por 1 dia e sem atividade física intensa por 7 dias, podendo voltar a trabalhar 2 a 3 dias após o procedimento (as vezes até antes).

A Embolização de Próstata é um procedimento seguro?

Sim, a embolização é um procedimento realizado mundialmente com excelentes resultados e baixíssimas taxas de complicações.

Qual é o especialista médico capacitado para realizar a Embolização de Próstata?

O Radiologista Intervencionista titulado pela SOBRICE (Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular) é o único especialista médico habilitado para realizar a embolização de próstata. Porém, a indicação da embolização deverá ser feita por um Urologista titulado pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4605 - Jardim Paulista - São Paulo – SP

Telefone: (11) 2548-6265 / (11) 3372-4570

Whatsapp: (11) – 98827-7888 

E-mail: certa@hospitalcerta.com.br

Assessoria de Imprensa: Analítica, Amaral & Associados Comunicação LTDA - Contato: 2579-5520